segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quem paga tributos ou impostos?

Não podemos falar em administração pública sem relacioná-la com a arrecadação de impostos ou tributos; uma fortuna, milhões e milhões de reais pagos de forma direta ou indireta pelos contribuintes. Exemplo: Quando compramos um pacote de arroz, um pacote de café, desde que faça parte da economia legal, uma parte do valor são impostos que vão para os cofres públicos, através de ICMS, IPI, entre outros. Estamos falando de impostos indiretos. Mas, há ainda os impostos diretos, como o IPVA, IPTU, INSS, Imposto de Renda, entre outros.
O tributo ou imposto pode ser definido como uma contribuição dada à manutenção da máquina estatal, não sendo um pagamento ou doação, mas uma contribuição forçada, controlada pela autoridade legislativa.
Tributo é a obrigação imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado, Município ou País. Comumente chamado por imposto, embora tecnicamente este seja mera espécie dentre as modalidades de tributos.
Os tributos têm alguns destinos principais: gerar receitas, para serem gastas com hospitais, escolas, rodovias, segurança, salário de servidores, aposentadorias,etc. Ainda atende aos programas sociais de redistribuição, tirando uma parcela maior dos que ganham mais e redistribuindo entre os mais pobres.
O Brasil é um dos países que cobram as maiores taxas de impostos. Em média a cada 100 reais consumidos, 35 reais são impostos.

Situação: Um empresário brasileiro em visita aos Estados Unidos, resolveu comprar um par de tênis para sua esposa. No Brasil, segundo sua esposa, o valor era 590 reais. Nos Estados Unidos este empresário pagou pelo mesmo par, com as mesmas características, inclusive caixa e tudo mais, apenas 70 dólares.
Fonte: Rádio Bandeirantes-FM90,9(10/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário