terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Qual é a função da escola?


Ao analisar com olhos mais críticos o comportamento de muitos estudantes no espaço escolar nos últimos anos, perceberemos que, por diversos fatores, a escola não está sendo mais encarada como um espaço de aprendizagem, de construção do conhecimento. Para grande parte de nossos alunos, a escola se tornou, acima de tudo, o espaço de lazer, brincadeiras, da paquera, dos encontros. Este fato ou constatação muitas vezes é reforçado pela própria escola. Sem falar, nos meios de comunicação (filmes, novelas, seriados, etc.) que exploram muito mais o entretenimento e as relações pessoais, passando uma imagem irreal da escola. “Aprender de forma lúdica, requer planejamento, estratégias e objetivos. Não é só brincar por brincar”.
Não podemos permitir que a escola se transforme em área de lazer, na concepção do aluno. Não é essa a função da escola. Os momentos de recreação desenvolvidos na escola devem estar num contexto educacional, onde haja propostas e objetivos claros, com regras e normas definidas. É fundamental que os estudantes estejam bem esclarecidos da razão de ser dos momentos recreativos, inclusive nos seus intervalos.
Brincar por brincar no ambiente escolar, acaba confundindo a mente dos estudantes em relação à real função da escola, prejudicando todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Essa preocupação deve ser levada em consideração desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Desfazer essa mentalidade que vem dominando o mundo escolar é nosso desafio.
A escola veio assumindo com o passar dos anos diversas responsabilidades ou funções que comprometeram a sua identidade. A escola e seus educadores precisam evoluir, mas não podem perder a identidade. Qual é nossa verdadeira função?
- Nem assistencialismo, nem autoritarismo. Promover o espaço de construção do saber em suas múltiplas formas.
Prof. Ronal do José da Silva/Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário