Quando me perguntaram em um dos encontros do Convívio Escolar, organizado pela área da Educação da Prefeitura de São Paulo como eu via o problema da indisciplina e da agressividade no ambiente escolar. Não tive dúvidas ao responder. Dois fatores são fundamentais para que a “violência” seja combatida no ambiente escolar: Primeiro a visão e prática da equipe gestora. A equipe gestora não pode atuar apenas como “bombeiro”, ou seja, ficar apagando os focos de incêndios que ocorrem na escola, sem ter uma visão mais abrangente das causas que promovem esses incêndios. Nem todos os gestores conseguem entender que a indisciplina ou a violência é resultado de um conjunto de fatores. Portanto, para resolver ou diminuir esses problemas é necessário um conjunto de ações. Posso citar alguns exemplos de causas que promovem ou aumentam a violência dentro e fora da sala: - o momento da entrada dos alunos mal organizado; a correria e gritaria pelos espaços internos da escola durante a troca de aula; durante os intervalos; na hora da saída ou em outros diversos momentos.
O segundo fator que é fundamental para combater a “violência” no ambiente escolar está relacionado à necessidade da equipe escolar trabalhar com projetos coletivos. Há muito tempo se fala neste assunto, mas ainda são poucas as escolas que realmente colocam projetos coletivos em prática e que, esses se tornem parte do cotidiano escolar. Posso citar como exemplo o Projeto Disciplinar. Quais são as escolas que realmente tem um, construído de forma democrática, ouvindo os diversos segmentos e que toda a comunidade escolar o conheça de fato? Um Projeto que traga um conjunto de ações bem definidas e debatidas, que se inicie na primeira semana do 1º bimestre e se prolongue no decorrer do ano, com reflexões e debates. Que não fique apenas no papel e tenha apenas ações punitivas.
Estou fazendo uma defesa do trabalho com “Projetos”, porque faz parte do meu cotidiano escolar. Há mais de dez anos tenho essa prática e os resultados são muito mais significativos, tanto para o professor quanto para os alunos. Aos poucos fui abandonando a prática conteudista e inserindo os projetos. Você pode trabalhar os diversos temas e conteúdos na forma de projetos. Precisa definir qual objetivo pretende alcançar, definir como será o início e o fim do Projeto e as estratégias e recursos que serão utilizados. O aluno precisa ter ciência de tudo isto, para se envolver e se organizar. Não é fácil, porque exige muito mais do professor. Mas com o tempo e a prática vamos percebendo que vale a pena.
Os Projetos podem ser trabalhados dentro da sua disciplina, por áreas afins ou coletivos que envolva toda a comunidade escolar.
Ronaldo José da Silva/Professor de Geografia
da Rede Municipal de São Paulo e do Estado.
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