“Escola Ensina - Família Educa”.
Objetivo: Desenvolver um conjunto de ações visando a melhoria das relações no ambiente escolar. Quanto melhor for a relação no convívio escolar, maiores serão as possibilidades da construção do conhecimento, elaboração e práticas pedagógicas, onde o educando e a comunidade serão os maiores beneficiados.
Como está sendo construído o Projeto Disciplinar?
1- Elaboração do Regimento Interno Disciplinar, construído pelos alunos representantes de sala (Alunos eleitos democraticamente pelos seus pares).
2-Reuniões bimestrais entre educadores e responsáveis pelos alunos, envolvendo todas as salas.
3- Reuniões disciplinares. Ocorrem quando a equipe escolar achar necessário. Envolve alunos com graves problemas disciplinares, seus responsáveis, o grupo de professores e equipe gestora.
4- Assembléias gerais com os alunos representantes de sala para refletir, diagnosticar, reivindicar e propor projetos que visem a melhoria da escola.
5- Reuniões específicas durante a JEIF para debater sobre o Projeto Disciplinar.
AÇÕES
6- AÇÃO COLETIVA: CAMPANHA PARA QUE TODOS NA ESCOLA CONHEÇAM AS REGRAS E NORMAS PRODUZIDAS PELOS REPRESENTANTES DE SALA. (INFORMATIVO NAS SALAS E NOS CORREDORES – SALAS DA EQUIPE GESTORA – SECRETARIA. - TRABALHO DOS PROFESSORES EM SALA DESTACANDO O REGIMENTO DISCIPLINAR, BEM COMO O PROJETO “ESCOLA ENSINA – FAMILIA EDUCA”, LEVAR AOS ALUNOS OS TEMAS DEBATIDOS COM OS PAIS EM REUNIÃO.
7- AÇÃO COLETIVA: CADERNOS RELATÓRIOS POR CLASSE (SÓ FAZEM ANOTAÇÕES NESTE CADERNO, OS PROFESSORES, INSPETORES E EQUIPE GESTORA). A RESPONSABILIDADE PELO CADERNO É DE TODOS, ESPECIALMENTE, ALUNOS E PROFESSORES. OS REPRESENTANTES DE SALA TERÃO UMA RESPONSABILIDADE MAIOR, QUANDO NÃO HOUVER PROFESSOR EM SALA. ESTE CADERNO É LEVADO PARA SALA NA 1ª AULA E RETORNA NA ÚLTIMA AULA. O OBJETIVO É PROPORCIONAR REGISTROS DIÁRIOS E POR AULA PARA REALIZAR UM DIAGNÓSTICO MAIS REAL E COMPLETO DO AMBIENTE ESCOLAR, PARA ASSIM DESENVOLVER AÇÕES QUE BUSQUEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTERNAS.
8- AÇÃO COLETIVA: (PROJETO MOBILIDADE NA ESCOLA). PROMOVER DEBATES E REFLEXÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DOS ALUNOS DENTRO DA ESCOLA (INTERVALOS, TROCA DE AULAS, ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS). RELACIONAR COM AS REGRAS E NORMAS DE TRÂNSITO NA CIDADE E NOS ESTADOS.
9- AÇÃO COLETIVA: (PROJETO DESAFIO. SEMANAS DE DESAFIO PARA QUE AS SALAS SE EMPENHEM A PRATICAR DUAS OU TRÊS REGRAS DO REGIMENTO). AS SALAS SERÃO AVALIADAS PELOS PROFESSORES, INSPETORES, AUXILIARES DE DIREÇÃO E PELOS PRÓPRIOS ALUNOS ATRAVÉS DE AUTOAVALIAÇÃO. DURANTE ESTE PROCESSO OS PONTOS DA AVALIAÇÃO IRÃO SE ACUMULANDO, ASSIM COMO AS REGRAS A SEREM PRATICADAS (EM AULA ESPECÍFICA OS ALUNOS FARÃO AUTOREFLEXÃO SOBRE A CONDUTA DA SALA NO DECORRER DAS SEMANAS). OBJETIVO: ESTIMULAR A CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS NORMAS DE CONVIVÊNCIA, BEM COMO OS RESULTADOS DESTA PRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, OU SEJA, MELHORIA NO RELACIONAMENTO ALUNO-PROFESSOR, ALUNO-FUNCIONÁRIOS E ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário