EMEF PRES. JUSCELINO K. DE OLIVEIRA
Projeto: “Escola ensina – Família educa”.
Relato: Diante da verificação do aumento da indisciplina e violência no ambiente escolar, em Reunião Pedagógica decidimos desenvolver um Projeto voltado para o Convívio Escolar. O Projeto “Escola ensina – Família educa” nasceu desta necessidade. O objetivo foi promover debates e reflexões sobre a realidade escolar, abordando aspectos positivos e negativos, ouvindo todos os segmentos, para que fossem desenvolvidas ações coletivas com a finalidade de construir um ambiente mais preparado e organizado para enfrentar os desafios que o mundo escolar e a sociedade nos apresentam. O título é uma provocação, pois sabemos que tanto a escola como a família ensinam e educam. O Projeto propõe um diálogo constante entre escola e família no sentido de refletir sobre as responsabilidades e limites de ambos no desenvolvimento do educando.
1- No primeiro momento verificamos quais ações já havia na escola com resultados positivos:
-Organização estudantil (Representantes de sala e Grêmio Estudantil);
-Regimento Disciplinar produzidos pelos próprios alunos;
-Projeto dos professores de módulo com temas voltados para a cidadania e ética;
-Reuniões bimestrais entre pais e mestres e Reuniões específicas envolvendo o grupo de alunos com problemas disciplinares, seus responsáveis e o grupo de professores.
2- Diagnóstico: Para tornar o Projeto transparente, democrático e participativo, procuramos ouvir todos os segmentos da escola (professores, alunos, funcionários, pais, equipe gestora). Com isto obtivemos um diagnóstico geral dos pontos positivos e negativos da escola. Produzimos então um mapeamento dos problemas da escola e ouvimos as propostas desses segmentos.
3- AÇÕES COLETIVAS:
- Campanha para que todos os segmentos da escola conheçam o Regimento Disciplinar produzido pelos alunos representantes de sala . Foram colocados cartazes nas diversas dependências da escola, além das salas de aula. Foi debatido com os pais em reuniões.
- Cadernos Relatórios. Com o objetivo de produzirmos registros diários e por aula, foi produzido para cada sala um caderno diário. A responsabilidade por este caderno é de todos, mas principalmente dos alunos representantes de sala e dos professores. O caderno é levado pelo professor na primeira aula e retorna na última aula. Só fazem anotações no caderno o professor, os inspetores ou equipe gestora. Este caderno fica a disposição dos responsáveis quando vem à escola obter informações sobre seus filhos. É apresentado nas reuniões de pais para que os responsáveis assinem e tomem ciência do comportamento do aluno.
- DESAFIOS. As salas são avaliadas e recebem pontuação de acordo com os itens do Regimento Disciplinar. (Quem avalia e pontua são os professores, inspetores, equipe gestora e os próprios alunos através de auto-avaliação). O resultado do Desafio vira uma média estatística da sala. Esse resultado serve para reflexão dos alunos e dos educadores e para orientar a equipe escolar em ações que possam ser desenvolvidas para a melhoria do comportamento e do rendimento dos alunos.
- Campanha “Aonde posso correr na escola?” Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os perigos de correr em locais inadequados dentro da escola, foram desenvolvidos cartazes e placas de sinalização, textos para serem debatidos. Os alunos do Grêmio visitam as salas falando sobre a Campanha e anotando relatos dos alunos.
· Assembléias gerais com os alunos representantes de sala para refletir, diagnosticar, reivindicar e propor projetos que visem a melhoria da escola.
· Reuniões específicas durante a JEIF para debater sobre os problemas disciplinares.
· Foi aprovado coletivamente que os alunos que possuem alto grau de indisciplina e não contribuem para o bom convívio escolar não participarão das excursões e torneios inter-classes realizados durante o ano.
“A escola que tem projetos coletivos contínuos voltados para o convívio escolar, ao longo dos anos terão apenas problemas pontuais relacionados à indisciplina e não generalizados”.
Professor responsável: Ronaldo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário